AGENDE SEU HORÁRIO COM ANTECEDÊNCIA PELOS TELEFONES: (11) 4235-3798 / (11) 98043-2356 (Oi)

AGENDE SEU HORÁRIO COM ANTECEDÊNCIA
PELOS TELEFONES: (11) 4235-3798 / (11) 98043-2356 (Oi)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SANGRIA



O que é

É uma das técnicas da acupuntura mais antigas e comuns no oriente, mas pouco difundida no ocidente.
A sangria se constitui na retirada de sangue de determinado ponto do corpo do paciente. Devido à retirada do sangue, normalmente os pacientes têm certo grau de rejeição a essa técnica; mas, cabe ao acupunturista explicar como esse procedimento é executado, qual a quantidade de sangue que será extraída, o que, comumente se resume a algumas gotas, de modo quase indolor.


Como Funciona
A sangria consiste na perfuração dos capilares dos vasos sangüíneos ou das veias superficiais (telangectasias) com agulhas de três faces, que têm pontas triangulares, conhecidas como lancetas de sangria. Normalmente, são retiradas cinco a nove gotas de sangue, com o intuito de se combater certas disfunções orgânicas.
A sangria também pode ser feita com as tradicionais agulhas finas e longas, mas com técnica ou pouco diferenciada para a punção.
É aplicada a sangria em praticamente qualquer região do corpo, mas é mais comum a sua aplicação nas costas, cabeça, face e membros. Havendo muitos pontos e a região permitindo, pode-se aplicar ventosaterapia como complementar no tratamento dos pontos de sangria.



Indicações
A Medicina Tradicional Chinesa indica a sangria, principalmente para casos de estagnação de Qi (energia vital) e Xue (Sangue), mas também existem várias outras indicações para o uso desta técnica:
  1. Antipirética, no combate das enfermidades febris.
  2. Síndromes de calor do tipo Shi (excesso), causadas por fatores patogênicos exógenos e excesso de Yang.
  3. Auxiliar na eliminação da dor ocasionada pela obstrução de algum canal de energia, da estase de Xue (sangue) e do Tchi (bioenergia);
  4. Apresenta propriedades estimulantes ao coração, pois incita a circulação sangüínea, sendo por isso, indicada em alguns casos de insuficiência cardíaca.
  5. Antiinflamatória.
  6. Descongestionante.
  7. Depressão
  8. Síndrome do Pânico
  9. Anti-hipertensiva, reduz o calor e acalma a hiperatividade do Yang do fígado; nos casos em que a pressão arterial sobe repentinamente, a sangria constitui um método terapêutico de emergência muito eficaz.
  10. Desintoxicante, nos envenenamentos provocados por monóxido de carbono, álcool e infecções;
  11. Tranqüilizante, pois auxilia no combate da inquietação e ansiedade, promovendo a comunicação entre os principais canais de energia.
  12. Regularizadora do equilíbrio geral do paciente, já que promove o ajuste energético entre a circulação do Tchi (bioenergia) e do sangue (Xue), acalmando o fígado e eliminando a estagnação.
  13. Auxilia no combate ao inchaço patológico (tumefação).
  14. Excelente para asma.
  15. Muito eficiente em erisipela.
Contra-Indicações
O acupunturista deve estar atento às restrições por idade do paciente ou sua condição especial, como gravidez ou fraqueza extrema.
O fato de o paciente ser eventualmente portador de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue não contra-indica o procedimento, pois o sangue retirado não será utilizado em transfusões, mesmo que o paciente se qualifique como doador.

Também nos casos de:
  1. Câncer.
  2. Hemorragias.
  3. Veias varicosas, flebite ou trombose.
  4. Fraturas.
  5. Feridas e úlceras abertas.
  6. Icterícia.
  7. náuseas, vômitos e diarréia

Nenhum comentário:

Postar um comentário